Clube Desportivo Trofense

História

O Clube Desportivo Trofense, é sem qualquer dúvida o emblema mais representativo do município em matéria desportiva. Foi fundado em 1930, fruto da necessidade de dar uma resposta ao clube anteriormente criado (Sporting Clube da Trofa) pela pequena burguesia, com o intuito de dar uma maior expressividade á atividade recreativa.

Procurando “dar um ar mais sério” ao projeto desportivo, após a pressão da comunicação social que percebia que aquele projeto não podia continuar a evoluir se mantivesse aquelas diretivas, o clube decide então mudar de nome para Clube Desportivo Trofense como hoje em dia é conhecido.

A actividade desportiva inicia-se nos terrenos do actual Parque da Nossa Sr.ª das Dores, sendo baptizado de “Campo da Capela”.

No dia 12 de Outubro de 1930 inicia-se a 2ª e determinante fase da história do clube, com a inauguração do parque de jogos do Catulo. Na solene inauguração do campo, o Trofense teve como adversário o Fluvial Vilacondense, vencendo pelo resultado de 5-2 sob as ordens do treinador Júlio Cardoso. No final da época 30/31, a equipa conquistou o título de campeã do concelho de Santo Tirso, porém sem ascender no campeonato distrital da AFP, uma vez que não obteve a pontuação necessária no torneio inter-campeões concelhios.

Em 1933, a coletividade entra em declínio, com os jogadores e a massa associativa a desinteressarem-se pelo desporto. Os jogadores não apareciam aos treinos e os assistentes comparecem no campo em número reduzido. Nem as competições desportivas, traduzidas na sua maioria por vitórias, ajudaram a libertar a colectividade da crise que a minava. Mesmo assim em 1934, o Clube Desportivo Trofense conseguiu pela terceira vez vencer o campeonato do concelho.

Sem parque de jogos, por falta de pagamento de renda, sem massa associativa e sem atletas, o CD Trofense suspende a prática desportiva a nível concelhio, não inscrevendo a sua equipa nos campeonatos a partir da época de 35/36. Esta situação manteve-se por cerca de 15 anos, porém, neste tempo, a prática desportiva não deixou de prosseguir, graças a Américo Campos e um punhado de desportistas.

Em 1950, no dia 24 de Dezembro é inaugurado o atual parque de jogos, desde então e até à data, o CD Trofense tem vindo a disputar os campeonatos regularmente no seu estádio.

Na temporada de 2005-06, o CD Trofense atuou na Segunda Divisão Portuguesa, acabando por vencer o seu grupo com seis pontos de vantagem para o segundo lugar. O clube avançou então para um playoff contra o clube vencedor da Série B, AD Lousada, que decidiu a promoção para o segundo nível. O Trofense venceu o jogo que ficou apenas decidido no 20º penalti e marcado pelo guarda-redes Vítor.

CD Trofense

Crescimento

Subida de Divisão – 2ª Divisão Portuguesa

Em 2007-08 (tendo terminado em 11º no campeonato na época anterior), o Trofense alcançou a primeira promoção à primeira divisão e conquistou o seu segundo grande troféu, vencendo por uma pequena margem o Rio Ave FC, uma época bastante equilibrada onde os primeiros quatro classificados ficaram separados por apenas dois pontos.

1ª Divisão Portuguesa

A 4 de janeiro de 2009, o Trofense conseguiu uma vitória histórica em casa, vencendo o SL Benfica por 2-0, com golos de Reguila e Hélder Barbosa, que com essa vitória colocou a equipa acima da zona de despromoção. Na semana seguinte, conseguiu um empate 0-0 no Estádio do Dragão contra o FC Porto. No entanto, nesse mesmo ano o CD Trofense acaba mesmo por descer de divisão com 23 pontos conquistados durante toda a época desportiva e a 1 ponto da manutenção.

Decadência

Após a descida de divisão, os ares da Trofa não eram nada favoráveis e nesse mesmo ano depara-se com uma nova descida, entrando num período negro novamente até voltar novamente aos campeonatos profissionais na época 2021/22.

Subida à 2ª Liga Portuguesa

Na época de 2020/21, o CD Trofense vence o Campeonato de Portugal, começando por se apurar para o playoff de subida e integrando a CP Fase Acesso Liga Portugal 2 – Zona Norte, assegurando assim o 1º Lugar do grupo. Já com a subida de divisão garantida, o CD Trofense defrontou o Estrela Amadora (vencedor do playoff da CP Fase Acesso Liga Portugal 2 Zona Sul) sagrando-se assim Campeão do Campeonato de Portugal.

Atualmente o CD Trofense disputa a Liga Portugal 2 Sabseg, continuando a trabalhar intensamente para que possa voltar aos grandes palcos do Futebol Português.