A nossa História

A nossa história

Clube Desportivo Trofense

A fundação do Clube Desportivo Trofense data de 1927. A actividade desportiva iniciou-se nos terrenos do actual Parque da Nossa Sr.ª das Dores, em 1927, tendo o recinto de jogos sido baptizado de “Campo da Capela

A partir de Março de 1929, este recinto começou a ser utilizado pelo recém criado “Sporting Club da Trofa” que ali disputou o seu primeiro desafio de futebol, frente ao Sporting Club Tirsense, vencendo este pelo resultado de 6-3. Os jogos oficiais estavam vetados ao “Sporting Club da Trofa” por este agrupamento não possuir parque de jogos. Porém, esta situação foi ultrapassada no ano de 1930 com a construção do Campo do Catulo, inaugurado no dia 12 de Outubro, e com a sua filiação à Associação Futebol do Porto, um mês antes, com denominação atual.

No dia 12 de Outubro de 1930 iniciou-se a 2ª fase da história do clube, com a inauguração do parque de jogos do Catulo. Na solene inauguração do campo, o Trofense teve como adversário o Fluvial Vilacondense, vencendo pelo “score” de 5-2 sob as ordens do treinador Júlio Cardoso. Ao final da época 30/31, a equipa conquistou o título de campeã do concelho de Santo Tirso, porém sem ascender no campeonato distrital da AFP, uma vez que não obteve a pontuação necessária no torneio inter-campeões concelhios.

Em 1933, a colectividade entra em declínio, com os jogadores e a massa associativa a desinteressarem-se pelo desporto. Os primeiros não aparecem aos treinos e os assistentes comparecem no campo em número reduzido. Nem as competições desportivas, traduzidas na sua maioria por vitórias, ajudaram a libertar a colectividade da crise que a minava. Em 1934, o Clube Desportivo Trofense conseguiu pela terceira vez vencer o campeonato do concelho.

Sem parque de jogos, por falta de pagamento de renda, sem massa associativa e sem atletas o Trofense suspende a prática desportiva a nível concelhio e promocionário, não inscrevendo a sua equipa nos campeonatos a partir da época de 35/36. Esta situação manteve-se por cerca de 15 anos, porém, neste tempo, a prática desportiva não deixou de prosseguir, graças a Américo Campos e um punhado de desportistas.

Em 1950, no dia 24 de Dezembro é inaugurado o actual parque de jogos; desde então, até à época 01/02, o Trofense tem vindo a disputar os campeonatos regularmente, cumprindo o calendário anual.